25 DE AGOSTO – DIA DO SOLDADO

Joaquim_da_Rocha_Fragoso_-_Duque_de_Caxias,_1875

Duque de Caxias

O dia do SOLDADO brasileiro foi convencionado para ser lembrado em memória de Luís Alves de Lima e SILVA, o Patrono do nosso exército que é mais conhecido pelo povo brasileiro como Duque de Caxias. Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 25 de agosto de 1803, na vila do Porto de Estrela, Rio de Janeiro, e faleceu em 07 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Rio de Janeiro.

Ingressou na Academia Militar aos 15 anos de idade, em 1822 arquitetou a Guarda Imperial de D. Pedro I. Um ano após, foi submetido ao batismo de fogo ao entrar em campanha para combater na Bahia. Depois disso, participou nas ações militares da Balaiada (balaiada: foi uma revolta de carater popular, ocorrida de 1838 até 1841 no interior da chamada Província do Maranhão). Para as ações de combate foi nomeado Presidente e Comandante das Armas da Província, o coronel Luiz Alves de Lima e Silva, que venceu os revoltosos na Vila de Caxias. Por ter conduzido eficazmente esse conflito, foi promovido a General e condecorado recebendo o título de nobreza – “Barão de Caxias”. Diante deste feito, então inicia-se a fase de O pacificador. Foi então nomeado a Presidente da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares. A sua ação militar e diplomacia, levam-na a assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Desta feita, foi nomeado Conde de Caxias. Em reconhecimento aos seus serviços, o imperador D. Pedro II agraciou-o também com os títulos de Marquês e Duque de Caxias.

Graduação rasa da hierarquia militar. Soldado do latim, solidarius – pessoa que é remunerada para prestar serviços militares. No Brasil, esse serviço é obrigatório desde 1908. Ao completar 18 anos, todos os jovens devem participar do alistamento militar que pode ser em qualquer uma das forças armadas, que são: Marinha, Exército e Aeronáutica. No organograma dos Ministérios do Governo Federal, está incumbido de chefiar as forças armadas o Ministério da Defesa.

Texto e imagens: Internet

 

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.