INSÓLITO

OSCAR ( felino )
Origem: Wikipédia a enciclopédia livre
Imagem da Net

 

gato-oscar-frente

Oscar (nascido em 2005) é um gato de uma instituição para doentes, que foi notícia no New England Journal of Medicine por suas supostas habilidades em prever a morte iminente em pacientes terminais.

Oscar foi adotado de um abrigo de animais, e cresceu na unidade de dementes do Steere House Nursing and Rehabilitation Center,
em Providence ( Rhode Island- EUA) que trata de pacientes com Alzheimer, Parkinson e outras doenças a maioria deles já no estágio final (quando a morte é iminente) e geralmente são afastados dos seus lares.
Depois de aproximadamente seis meses, as pessoas notaram que Oscar, tal como os médicos e enfermeiras, fazia sua ronda própria entre os pacientes.

Oscar cheirava e observava os doentes, escolhendo um deles para ir deitar-se junto. O que surpreendia a todos era que aqueles pacientes com quem Oscar dormia, vinham a falecer de duas a quatro horas depois de sua chegada. Um dos primeiros casos anotados referia-se uma paciente que tinha um coágulo na perna quando era ocasião de tempo frio. Oscar aninhou-se em volta de sua perna, e ali permaneceu até quando a mulher veio a falecer. Outro caso exemplar foi o do médico que havia feito um prognóstico de morte iminente, baseado nas condições do paciente, quando Oscar simplesmente se afastou, fazendo com que o médico acreditasse que o dom do gato tivesse desaparecido. Entretanto, aquilo ocorrera doze horas antes da morte do paciente. Dez horas depois, Oscar aproximou-se do doente, e este morreu dentro de duas horas: a prognose do facultativo ocorreu cedo demais.

A precisão de Oscar, que até agosto de 2007 contava com mais de vinte e cinco casos comprovados, levou o pessoal que trabalha na clínica a instituir um novo e incomum protocolo – toda vez que ele dorme com um paciente, os parentes deste são notificados de sua morte iminente.

Na maioria das vezes, a família do paciente não presta atenção no fato de que Oscar está presente na hora da morte, em algumas ocasiões, entretanto, quando o gato é afastado do quarto a pedido dos parentes, ele fica andando de um lado para o outro em frente a porta, miando em protesto. Quando permanece, Oscar fica com o doente até que ele venha a exalar seu último suspiro – momento em que o gato se levanta, dá uma olhada, e parte quietamente.

Ninguém tem certeza se o comportamento de Oscar é científicamente significante. Nem se tem certeza de que sua conduta é resultado de habilidades inatas ou o resultado de seu convívio num ambiente onde a morte é bastante comum e esperada.

O Dr. Rosa ( também integrante dos quadros da Alpert Medical School ) diz que Oscar “não cometeu nenhum erro. Ele parece entender quando os pacientes estão perto da morte”, especulando que o gato poderia estar percebendo os odores específicos da aproximação da morte”.

O Dr. Thomas Graves, perito em felinos da Universidade de Illinois, disse para B.B.C : “ Gatos podem sentir frequentemente quando os seus donos estão doentes, ou quando outro animal está doente. Eles podem perceber quando há mudanças no tempo, e são famosos por sua sensibilidade em prever terremotos”.


 

Anúncios

4 respostas em “INSÓLITO

  1. Olá Maria José ! Que bom que te achei, rsrsrs. Oscar me impressionou, não havia lido nada parecido. Hoje aprendi algo mais sobre estes felinos, graças a sua postagem. Não deixa de ser confortante em saber que estes animais possuem tal sensibilidade, entre tantas outras. O mundo animal sempre nos surpreende e nos felicita com comportamentos que vão além do humano. Um grande abraço. Te aguardo para um café no Colcha de Retalhos. Uma semana de muita paz. AldaizAzevedo

  2. Olá minha amiga, gostei do Oscar e gostei da matéria, infelismente nós os seres humanos ignoramos o nosso sexto sentido, coisa que os animais usam com freguencia.
    O teu cantinho está ficando cada dia mais bonito, gostoso de visitar.
    Bom final de semana, beijos Terê.

  3. mto interessante;mas prefiro ver Oscar só de longe.Mas acredito que ele deva sentir alguma coisa pelo cheiro em contato com as pes-soas doentes,já no estado terminal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s