JOURNÉE INTERNACIONAL CONTRA O RACISMO

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

( Artigo primeiro da declaração universal dos direitos do homem da Assembléia das Nações Unidas em 1948 )

Origem :Wikipédia a enciclopédia livre.

 

 

557458444

 

O dia internacional para a eliminação da discriminação racial é celebrado todos os anos em 21 de Março para comemorar este dia de 1960, em Sharpeville, África do Sul, a polícia abriu fogo e matou 69 pessoas em uma manifestação pacífica contra as leis de passe imposta pelo apartheide. Proclamando o dia em 1966, a Assembléia comprometeu a comunidade internacional de redobrar seus esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial [resolução 2142 (XXI)].


Tema para 2011

Relações meninos – meninas : mover em direção à igualdade ou afirmar suas diferenças”.

As discriminações fazem-se sobre bases múltiplas – raça, etnia, classe, idade, orientação sexual… e frequentemente várias formas de discriminação podem cruzar-se. Isso faz que cada indivíduo tem uma experiência diferente das discriminações e a maneira de exprimir a sua identidade específica na sociedade.Então, como fazer para lutar contra estas discriminações múltiplas? Como encontrar nestas diferenças e estas individualidades das formas de igualdade e reconhecimento dos direitos e dignidade de todos?


Racismo

 

O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos  e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial.

Do ponto de vista da Genética, todas as raças provêm de um só tronco, o Homem Sapiens, portanto o patrimônio hereditário dos humanos é comum. E isto por si só não justifica o racismo, pois as raças não são superiores, nem inferiores, são apenas diferentes.

É evidente a distinção entre mulheres e homens no mercado de trabalho, principalmente em relação à mulher negra. Esse preconceito tem suas raízes na escravidão, que, apesar de ter sido abolida há décadas, ainda tem influência nas relações sociais, no modo de pensar e de ver o outro e a si mesmo.

O preconceito contra a mulher sempre foi tão incutido na sociedade, que gerou nelas mesmas uma visão auto-depreciativa de sua posição nas relações sociais e como tal no mercado de trabalho.

Com a criação do movimento feminista e depois de muitas lutas, as mulheres conquistaram alguns direitos e de certa forma algumas barreiras foram quebradas. Porém, a atual situação das mulheres não sofreu muitas alterações.

No mercado de trabalho as mulheres ainda ocupam cargos inferiores em relação aos homens, isto se comprova através de estudos recentes, revelando que para elas alcançarem os mesmos cargos que os homens, em empregos formais, necessitam de uma vantagem de cinco anos de escolaridade. Esses dados agravam-se quando relacionados à mulheres negras, que necessitam de oito a onze anos de estudo a mais em relação aos homens.

Bibliografia:

Wikipédia, a enciclopédia livre

journée mondiale

UNESCO
(Tradução)
 


Anúncios

5 respostas em “JOURNÉE INTERNACIONAL CONTRA O RACISMO

  1. Olá. Você fez um comentário no meu blog e não tive tempo de postar algo pra você ainda, mas ví esse matéria sobre racismo e resolvi então pedir-lhe que entre novamente no meu blog e veja ‘SOU GENTE’.
    É sobre crianças recém-nascidas que são jogadas fora. Ajude-me a divulgar essa campanha que estou fazendo apenas por humanidade. Um abraço.

  2. Boa tarde!!!! Primeiramente, queria agradecê-la pela visita no meu blog e dizer que gostei muito dos textos que você posta aqui…

    Seja sempre muito bem vinda!

    um abraço!

  3. Minha querida amiga,
    Passando no Novo Rumo para matar a saudade e informar que em virtude de não ter atualizado ainda o meu blog Ecos de Upaon-Açu, no WordPress, alterei algumas configurações de “permissões”. Destarte, não está visível ficando apenas a opção de observações de perfil. Tão logo o atualize poderá ser acessado. Mas estamos trabalhando no outro blog: http://benito-blogdobenito.blogspot.com. Agradeço as visitas que a amiga faz na nossa página.
    Mais uma vez te parabenizo pelo Novo Rumo que vc construiu com muito amor e dedicação.
    Com relação a esta postagem, observo que o mundo seria melhor se a segunda parte do artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos fosse observado por todos, ou, se não, pela maioria das pessoas. Aí sim, teríamos uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária.
    Receba o meu fraternal abraço!

  4. Adorei o seu blog, ele é muito interessante. Gostaria que me ajudasse a tornar o meu mais simpático, não sei colocar nem mesmo o meu perfil para que meus visitantes me conheçam.
    Um grander beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s