DIA DA MENTIRA

poisson_avril02_clr

 

Há muitas explicações para o 1 de abril ter-se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1964, depois da doação do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool’s Day, “Dia dos Tolos [de Abril]”, na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d’aprile e poisson d’avril, literalmente “peixe de abril”.

No Brasil o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1° de abril de 1948, com a notícia do falecimento de D. Pedro, desmentida no dia seguinte. A mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1° de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Fonte:
Wikipédia, a enciclopédia livre
Imagem da net

 

Anúncios

2 respostas em “DIA DA MENTIRA

  1. Boa noite amiga Maria José.
    Tudo bem explicadinho. E a gente lembra, quando criança, caía direitinho na conversa dos mais espertos e para se vingar aprontava prá cima dos menos experientes, e assim por diante… Multiplicação da mentira.
    Folclore à parte, vejo que no mundo inteiro todo dia é dia da mentira. Infelizmente!
    Não falo daquelas ‘saidinhas’ nossas que não causam prejuízos; falo das grandes mentiras que ouvimos dos governantes, dos poderosos, em prejuízo de todos.
    Receba o meu forte abraço e votos de um feliz final de semana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s