A HISTÓRIA DO AVENTAL DA VOVÓ

O uso principal do avental da vovó era para proteger o vestido, mas além disso, servia como luva para retirar panelas quentes do forno. Era maravilhoso para enxugar as lágrimas das crianças e em certas ocasiões, limpar o rosto sujo.

O avental servia para trazer do galinheiro os ovos, pintos a serem reanimados e às vezes, os ovos rachados que terminavam no forno.

Quando chegava visita, o avental servia de abrigo às crianças tímidas e quando fazia frio, vovó agasalhava nele os braços.

 

O avental servia também para avivar o fogo quando era agitado sobre ele. Era ele que transportava as batatas e a madeira seca até a cozinha.

Servia de cesto para trazer os numerosos legumes da horta. Depois da colheita das ervilhas, era a vez dos repolhos. No fim da temporada, era utilizado para recolher as maçãs que caíram da árvore.

Quando chegava visita inesperada, era surpreendente ver a rapidez com que o velho avental fazia desaparecer a poeira.

No momento de servir a refeição, vovó ia na escadaria sacudir o avental e os homens que trabalhavam no campo sabiam logo que deviam sentar-se à mesa.

Vovó utilizava o avental também para colocar a torta de maçã apenas saída do forno na  janela para esfriar, enquanto que hoje sua neta coloca para descongelar.

Levará muitos anos até que alguém invente algum objeto que possa substituir o bom e velho avental que serviu para tantas coisas.

Fonte: Francine ANDREOLETTI, l’ Echo d’ Oranie
Tradução
Imagem : Internet – Devenir, le blog de citations, pensées et textes

 

Anúncios

9 respostas em “A HISTÓRIA DO AVENTAL DA VOVÓ

  1. AMEI A HISTORIA DO AVENTAL , E MUITO IMPORTANTE SABER QUE UM
    PEDAÇO DE PANO (O AVENTAL) REPRESENTA TANTAS EMOÇÕES !!!

  2. Olá, amiga! Estou apreciando o seu maravilhoso espaço… Aproveito a oportunidade para agradecer a visitinha ao meu blog. Quando puder, apareça novamente. Desejo-lhe um domingo repleto de felicidades. Um abraço!

  3. Achei interessante.É uma lembrança do tempo em que a vovó,no Québec,usava sempre um avental sobre o vestido. Algumas tiravam somente depois de lavar a louça do jantar.

  4. adorei a história do avental da vovó,ele realmente serve para muitas coisas..Coisas que só quem o usa sabe para que serve.vai além da nossa imaginação,quem sabe ele também já não serviu para embrulhar e agasalhar alguém que acabou de chegar nesse mundo pela primeira vez,e estava disprovido de roupa.Eta avental abênçoado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s