NATAL

Moço, aqui o natal é um dia comum, não existe presente nem comida diferente, é um dia triste e alegre, depende do que a natureza manda para gente.
Eu não me esqueço de um natal que passou, eu ainda era muito criança, mas lembro de todos os detalhes, quando o nosso barraco desabou. Meu irmão Paulinho tinha 3 anos e dormia do meu lado quando a lama o levou, desceu na ribanceira e nas águas da chuva ele naufragou.
Já se foram quatro anos e seu corpinho ninguém ainda encontrou.
Meu pai salvou quatro filhos e o seu caçula Deus abraçou, ele quase foi à loucura porque era o filho que ele mais amou. Depois de um ano da tragédia, de saudade o meu pai também partiu. É triste seu moço, ser pobre nesse país. Quando a cidade é grande, tem repórter e até televisão, eles mostram a tragédia para o mundo e às vezes eles aliviam o sofrimento de quem viu seu barraco rolar pelo chão… o único patrimônio de um cidadão.
Aqui nesse pedaço de chão, o corpo vive no inferno e a fé até serve para ser o nosso pão de cada dia. Essa gente teima em viver e no sofrimento agradece a Deus por ter sobrevivido com muita ousadia.
Papai Noel ainda não veio visitar a nossa gente, talvez ele não saiba que existe esse lugar. Os pequeninos fazem seus pedidos e cansam de esperar. Amanhece e chega um novo dia, tudo na comunidade continua no mesmo lugar. A minha mãe vai lavar roupa para nos sustentar e eu com 11 anos assumo o papel de dona da casa…vou cuidando dos meus dois irmãos, preparo um feijão e coloco o angu para cozinhar. Moço a minha maior alegria é quando tem um pedaço de carne para gente almoçar.
Eu falo com minha mãe, que quando eu crescer eu vou levar ela e meus irmãos desse lugar, aqui nem as crianças tem direito de brincar… com apenas 11 anos eu já amadureci na vida e com a vida eu vivo a me preocupar.
Seu moço, se você encontrar o Papai Noel por aí… ensine o caminho e peça para ele um dia nos visitar.
Feliz Natal seu moço.
(amaropereira)
24/12/2010
FP18


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s