A ESTRELA DE BELÉM

reis-magos-seguindo-estrela-belem-1320865832

 

Conta a história, através do Evangelho segundo São Mateus, que quando Jesus nasceu uma estrela anunciou seu nascimento e guiou os três Reis Magos do ocidente até o local onde estava o Menino Jesus, Maria e José.

Essa estrela recebeu o nome de Estrela de Belém e o seu brilho intenso foi uma forma de representar que Jesus seria a luz do mundo.

Astrólogos da Antiguidade tinham o costume de acreditar que alguns fenômenos aconteciam em razão do nascimento de um rei, motivo pelo qual teriam considerado a aparição da estrela como anúncio do nascimento de Jesus.

Esse fato está registrado na bíblia, caracterizando bem essa passagem, onde é citada a própria fala desses: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo” (Mateus 2:1-2).

Os três Reis Magos eram Belchior, Baltazar e Gaspar, que levaram incenso, ouro e mirra para presentear Jesus, pois cada um deles teria um importante significado para sua vida.

O incenso foi dado para manter o bebê protegido, representando  a fé, a oração que chega a Deus através da fumaça.

O ouro foi ofertado para representar a realeza, para trazer-lhe riquezas, providência e proteção divina.

A mirra, um óleo extraído de uma árvore com o mesmo nome, considerado antisséptico, foi dado a Jesus como presente para fazer a limpeza de seu corpo e ao mesmo tempo protegê-lo contra as doenças.

Astrônomos do século XVI explicaram que a Estrela de Belém se tratava de um cometa, mais precisamente o cometa Halley. Porém, este cometa apareceu bem antes do nascimento de Jesus, no ano 12 a.C. Além disso, outros cometas poderiam ter sido confundidos com a estrela de Belém, mas registros astronômicos comprovam que nenhum desses passou pela Judeia, podendo ser visto a olho nu, na época do nascimento de Jesus.

Hoje em dia a estrela de Belém é caracterizada como um importante símbolo de natal, tendo uma cauda bem maior que seu tamanho.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

Anúncios

3 respostas em “A ESTRELA DE BELÉM

  1. Obrigada pela visita e comentário.Volta sempre que quiser.
    Talvez seja melhor para ti, procurando os postos em categorias que se ewncontra na barra lateral.
    Feliz 2012, amiga!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s