MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA

Em 8 de Março, o mundo inteiro comemora o “Dia Internacional da Mulher”. Conferências, debates são realizados em vários países com o objetivo de discutir sobre o papel da mulher na sociedade, tentar diminuir o preconceito e a desvalorização que existe para com ela.

Muitas mulheres, cada uma à sua maneira, lutou por seus direitos para melhores condições de vida e trabalho. Escolhi quatro mulheres importantes que fizeram história.

 

200px-MotherTeresa_090

 

Agnes Gonxha Bojaxhin conhecida mundialmente como Madre Teresa de Calcutá ou Beata Teresa de Calcutá foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pelo Papa João Paulo II  em 2003. Considerada por muitos como a missionária do século XX, fundou a congregação “Missionárias da Caridade”, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de “Santa das Sargetas”.
O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.
Morreu em 1997 aos 87 anos de idade, mas o seu trabalho missionário continua através da irmã Nirmala, eleita em 13 de março de 1997 como sua sucessora.
Um de seus pensamentos: “ Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A paz começa com um sorriso”. ( Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. )

 

 

mariapenha

 

Maria da Penha Maia Fernandes é uma biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado. Com 60 anos e três filhas é líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres,vítima emblemática de violência doméstica. Em 7 de agosto de 2006, foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva a Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorrida no ambiente doméstico ou familiar.
Por conta das agressões sofridas, Penha ficou paraplégica.
A nova lei reconhece a gravidade dos casos de violência doméstica e retira dos juizados especiais criminais (que julgam crimes de menor potencial ofensivo) a competência para julgá-los. ( Fonte: Wikipédia , a enciclopédia livre. )

 

234px-Anita_Garibaldi_-_1839

 

Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, nasceu em 1821 em Laguna (S C) em 30 de agosto de 1821 e morreu em Mandriole, Itália em 4 de agosto de 1849. Foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a “Heroína dos Dois Mundos”.
Anita confirma sua coragem sem fim e seu amor heróico a Garibaldi na famosa batalha naval de Laguna, contra Frederico Mariath, na qual se expõe a grande risco de morte, atravessando uma dúzia de vezes a bordo da pequena lancha de combate para trazer munições em meio a uma verdadeira carnificina.
É considerada até hoje como uma das mulheres mais fortes e corajosas da época. ( Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre. )

chiqgonz

Chiquinha Gonzaga

Compositora de música popular nascida no Rio de Janeiro, R J, criadora de Abre alas (1899), a primeira marcha carnavalesca e sucesso até os dias de hoje. Tocar piano e a música tornou-se sua grande paixão. Estudou regência e iniciou a carreira (1858) como compositora de polcas, muito apreciadas na época.
Participou ativamente na luta pelo direito autoral e participou da campanha abolicionista, atitudes que a tornaram alvo dos preconceituosos da época.
Autora de numerosa e variada obra musical que contribuiu para fixar o cancioneiro popular brasileiro com maxixes, modinhas e o nascente samba urbano. Essa compositora também teve o mérito de aproximar a música erudita da popular e foi uma das primeiras a introduzir o violão nos salões cariocas.
Morreu no Rio de Janeiro e sua prodigiosa vida foi representada por uma minissérie na Rede Globo de Televisão (1999). ( Fonte: Brasil Escola )


 

 

 

Anúncios

4 respostas em “MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s