BRASIL, UM SEGREDO PORTUGUÊS

Brasil Segredo - BRASIL ESCOLA

Imagem: Brasil Escola.com

Indícios apontam que Portugal conhecia as terras brasileiras antes mesmo do Tratado de Tordesilhas.

A chegada dos portugueses ao litoral brasileiro pões-se como uma das grandes polêmicas a serem investigada pelos historiadores interessados na expansão marítimo-comercial e no desenvolvimento do Brasil Colõnia. A esse respeito, vários indícios já comprovam que o anúncio oficial do descobrimento – 22 de abril de 1500 – não passa de uma formalidade bem distante de outras navegações portuguesas que eram mantidas sob rigoroso sigilo.

Segundo alguns estudos recentes, o descobrimento do Brasil poderia ter até mesmo ocorrido sob a liderança e os olhares de outros navegantes. De acordo com um texto dos fins do século XVIII, um navegador francês, chamado Jean Cousin, poderia ter alcançado as terras brasileiras em 1492. Outra tese ainda trabalha com a possibilidade dos navegadores espanhóis Vicente Pinzon e Diogo de Lepe terem chegado às imediações do Ceará e do Amapá um ano antes da esquadra cabralina.

Com relação à Portugal, esse mistério sobre a data do descobrimento manifesta-se inicialmente sobre um estranho silêncio que se decorre entre 1488 e 1497. Na primeira data, os portugueses registraram a famosa viagem do navegador Bartolomeu Dias até o Cabo da Boa Esperança. Já na última, temos o registro da viagem de Vasco da Gama até as Índias. O curioso é que no intervalo dessas duas viagens, a Coroa Portuguesa não tem um só registro sobre outras navegações no Atlântico Sul.

Partindo da idéia de que se vivenciava a época das grandes navegações, seria no mínimo estranho que os portugueses não organizassem outras viagens pelo mar em busca de outras terras ou de valiosas rotas comerciais. Além disso, devemos contabilizar que a Coroa Portuguesa vivia cercada por espiões de outros países, geralmente interessados na exploração de um novo caminho ou de informações que poderim lhe garantir novas oportunidades de negócio.

No que tange às navegações daquela época, devemos também levar em conta que os portugueses tinham grandes dificuldades para superar os ventos e correntes que dificultavam o ultrapasse do Cabo da Boa Esperança. Mediante esse empecilho, seria plausível que os portugueses tentassem buscar um ponto mais afastado da Costa Africana para ir em direção à India. Provavelmente, na criação dessa rota alternativa, algum navegador teria, ao menos, avistado o litoral brasileiro.

Do ponto de vista político, os portugueses poderiam também guardar segredo sobre o Brasil, já que nenhum acordo político determinava a exploração das terras descobertas. Por tal razão, até que o Tratado de Tordesilhas fosse assinado em 1494, Portugal teria deixado um desconhecido representante em terras brasileiras chamado de “bacharel da Cananéia”. Essa teoria, defendida pelo historiador José Carlos Borges, reforça ainda mais uma chegada ao Brasil anterior a 1500.

Sem dúvida, o maior indício desta farsa repousa no fato da Coroa Portuguesa ter renegociado os limites de exploração com a Espanha, através da assinatura do Tratado de Tordesilhas. Isso nos indica que os portugueses teriam recolhido novas informações sobre a correta distância do litoral brasileiro e, portanto, deveriam renegociar as zonas de exploração para que o Brasil estivesse assegurado em seus domínios.

Por fim, ainda temos que contabilizar um relato do navegador Duarte Pacheco, que, em 1488, teria sido enviado ao Atlântico Sul para “descobrir a parte ocidental”. Com esse último indício, podemos ter a clara certeza que a descoberta e o anúncio das terras brasileiras fizeram parte de um plano minucioso que, por fim, nos revela os estratagemas e disputas que marcaram o tempo das grandes navegações.

Por Rainer Sousa

Fonte: Brasil Escola

 

Anúncios

5 respostas em “BRASIL, UM SEGREDO PORTUGUÊS

  1. Bonjour , en ce premier dimanche de juin
    AHHHH!!!Ce matin fais de timide apparition
    Bon
    Je vais traverser le chemin
    Qui me mène à toi et je
    Déposerais devant ta porte
    Des tas de petits bisous
    Ils sont remplis de toute mon amitié
    Je te souhaite une bonne journée

    Gros bisous pour toi et belle journée en famille
    Bernard

  2. Bonjour VRAIE

    Ce matin je prends le train
    Je le surnomme
    Le train de la vie

    Qui va des montagnes de l’ennuie
    Aux collines de la joie
    Sur son chemin il sème l’entrain
    Pour arriver jusque chez toi
    J’ai pu trouver du bonheur , de l’amour , de l’amitié
    A chacune de mes escales
    J’ai souri ,j’ai apprécié et
    Je te souhaite de passer
    Une agréable journée avec un
    convoi est rempli de Bises d’amitié
    Bernard

    PS//la pluie toujours présente

  3. Bonjour VRAIE ,bonne journée , bonne semaine
    J’aimerais écrire une chanson d’amitié
    Sur une mélodie douce et colorée
    Parfumée avec des gouttes de rosée
    Les paroles seront raffinées
    Sur un tempo léger et endiablé


    Pour venir adoucir ta journée
    Le refrain sera ensoleillé
    Sur de belles notes par moi imaginées
    Écrites avec sagesse sur mon clavier .
    Du fond de mon coeur je te l’écrirai
    Sur une partition dorée, je te l’offrirai
    Pour que mon passage reste gravé
    Sur cette page…(texte écrit par une amie)
    Bisous

    Bernard

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s