NAMORAR EM PORTUGAL…NO SEC. XX

( amores e dissabores)

N. Portugal Pintura de Millani

PETIÇÃO

SENHOR!…
ANTIGAMENTE os namorados andavam juntos,
Mas separados pelas tias solteironas…
O tormento era ter de esperar
Vê-las dormitar…

E então já tudo acontecia
”Nas barbas” da velha Tia!…

PIOR?!… só quando era à “janela”
E tínhamos de nos comportar…

JÁ MAIS TARDE… as coisas evoluíram…
As fronteiras caíram…
E as asneiras e brincadeiras
Aconteciam em horários inventados
De afazeres justificados…
– E eram as aulas de Inglês…
De Francês ou de Cozinha…
Os Deveres Sociais!…

Que tudo nos servia para enganar os Pais !.

HOJE…já nada disto acontece…
E tudo agora parece como “facilidades”…
E viva o tempo de todas as liberdades!…

Só comigo… tinha de ser diferente?!-

Para já…
Nêste século, sou o único namorado
Que anda controlado
Pelos “braços de orelhas” de um sofá!!…

Por causa deles a minha namorada queixa-se-me todo
o dia.
Diz ela… –”Que me falta a inventiva!!…”
Compreendes tu agora, a razão desta minha missiva?!

Por isso Senhor!
Em nome do Amor…
E também por este pobre coitado…
Amado mas desesperado,
E sem usares de outras retaliações,
Por favor!…LIXA-Me AS ORELHAS daqueles
cadeirões!…
Manda-me um carpinteiro!…
(E já agora um serralheiro…
P’ra compor, na sala, o candeeiro…)
E… que lhes SERRE AS ORELHAS!!…
Que são a verdadeira razão
De tanta preocupação…
Quando nos tiram a liberdade…
De namorarmos à nossa vontade!…

O quê?!…
Que eu salte por cima delas?!
E se calo?… e se desmaio?!…
E as esfoladelas?!…
Não… mais simples é usar um SERROTE!…
E ZÁS… pronto!…
Vai ser um fartote… de gôzo, vê-las cair!

E assim… abrir-se-me o caminho
P’ra me poder aconchegar no corpo dela…
como se fôra num ninho.

Manuel Sepúlveda

 

Uma resposta em “NAMORAR EM PORTUGAL…NO SEC. XX

  1. Casal namorando no sofá.
    Na poesia de Sepúlveda, o casal namorava sob o olhar atento da tia. Os tempos mudaram, as pessoas têm mais liberdade.Hoje, os jovens dizem “ficar”.
    Foram os pais que mudaram?

Deixe um comentário

