1° DE JANEIRO

DIA MUNDIAL DA PAZ

No dia 1° de janeiro celebra-se o Dia Mundial da Paz. Não poderia haver data melhor. A cada ano que começa é como se zerássemos tudo e começássemos tudo de novo. Tudo pode ser esquecido e, sobretudo, perdoado, condição essencial para a paz.

dia-mundial-da-paz-4

Em uma época de tantos conflitos, de tanta desigualdade e sofrimento, o ano novo surge como uma possibilidade de fazermos tudo diferente e melhor.

Além da paz mundial e da paz em nossa sociedade, precisamos também exercê-la em nossas relações, cultivando a paz de espírito.

Como o dia 1° de janeiro foi escolhido pela ONU como o dia da Confraternização Universal, muitos países também comemoram essa data com esse sentido de confraternização.

O objetivo dessa escolha da ONU – que atua como um centro para a solução dos problemas que a humanidade enfrenta – é o de promover o diálogo e a tolerância usando o tema de que a diversidade não é uma ameaça.

São essas as palavras de Kofi Annan, secretário geral da ONU em 2011: “Eu vejo que o diálogo é a chance para as pessoas de diferentes culturas e tradições se conhecerem melhor, estejam elas em lados opostos do mundo ou de uma mesma rua”.

“Ano novo, vida nova”. Você já falou ou ouviu alguém dizendo essa frase? Provavelmente sim. E sabe por quê? Porque as pessoas costumam cultivar a esperança em momentos de renovação. E assim é o Ano-novo, época de querer melhorar, além de nossas próprias vidas, o ambiente ao nosso redor e até o mundo.

O Dia Mundial da Confraternização e da Paz comemorado no dia primeiro de janeiro, é uma data simbólica da busca e do desejo de um mundo melhor. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, paz e felicidade para o ano que se inicia.

No Brasil, a chegada do Ano-novo é marcada por alguns rituais: a queima de fogos de artifício e o uso de roupas brancas. Esses cultos têm o objetivo de trazer sorte e a paz para o ano que se inicia.

paz.ht1_

Mas como você definiria a paz?

Ou melhor, você sabe o que pode fazer para construir um mundo mais solidário e humano?

Afinal, o que é a paz? A Pastoral da Criança, uma entidade ligada à Igreja Católica, explicou bem o que é a paz:

Paz não é apenas ausência de guerra entre os países. Paz é garantir que todas as pessoas tenham moradia, comida, roupa, educação, saúde, amor, compreensão, ou seja, boa qualidade de vida.

Paz é cuidar do ambiente em que vivemos, garantir a boa qualidade de água, o saneamento básico, a despoluição do ar, o bom aproveitamento da terra.

Paz é buscar a serenidade dentro da gente para viver com alegria os bons momentos, ter força e boas idéias para enfrentar os problemas e resolver as dificuldades. Isso tudo sem precisar fugir.

Acima de tudo, paz é criar um clima de harmonia e bem-estar na família e na comunidade”.

Exemplos de pacifistas

Mohatma Gandhi foi um líder pacifista da Índia. Ele iniciou o movimento que defendia os direitos do povo indiano e resistia à dominação inglesa no país. Mas o lema de Gandhi era de resistir sem partir para o combate violento. A Índia proclamou sua independência em 1947. Uma frase muito famosa de Gandhi que inspirou o povo indiano e até hoje faz sentido é: “Não há caminho para a paz, a paz é o caminho”.

Nelson Mandela, nascido na África do Sul, é outro exemplo de líder que lutou incansavelmente pelos direitos humanos. No país dele, e em outros países do continente africano, havia uma forte discriminação racial. Os negros não eram tratados da mesma forma que os brancos, e a política chamada apartheid (sistema oficial de separação racial praticada na África do Sul para proteger a minoria branca) tornava isso numa lei. Mandela não concordava e estudou Direito. Depois de ser preso, ele foi eleito presidente da África do Sul e acabou, de forma pacífica com a política de apartheid.

John Lennon, o ex-Beatle, foi um dos pacifistas mais famosos do mundo. Suas idéias de paz ficaram famosas em suas músicas, como Imagine (Imagine em inglês) e Give peace a chance ( Dê uma chance à paz). John e sua mulher, Yoko Ono, não concordavam com a guerra do Vietnã, que começou em 1964 e durou 11 anos.

Fonte: Portal São Francisco

 

Anúncios

8 respostas em “1° DE JANEIRO

  1. Bonjour VRAIE en ce samedi
    Je t’offre mon sourire
    C’est un rayon de Soleil
    Comme un brin de Lumière

    Qui descend sur la terre
    Qu’il apporte dans le cœur
    Un instant de Bonheur
    Belle et agréable journée ,bon dimanche
    Bisous

    BERNARD

  2. Bonjour VRAIE

    Avec cette nouvelle année 2014
    Il paraît qu’il faut s ‘accorder
    Chaque jour un plaisir
    Même minuscule
    Alors je m’accorde le mien
    Celui de venir te souhaiter une
    Bonne journée

    Un bon JEUDI
    Bisous…Bernard Tous mes vœux 2014

    • Vous avez raison, mon ami.
      “Nouvelle année, nouvelle vie”.
      Nous devons avoir et mettre en pratique de nouveaux objectifs.
      Bonne Année!
      Bisous

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s