21/02 DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

felicidade.jpg
Falar é uma das faculdades mais importantes do ser humano, pois o diferencia dos animais irracionais. Não se sabe com certeza quantas diferentes línguas há no mundo, porém, sem dúvida, são mais de quatro mil. Na África, por exemplo, são faladas 1.300 línguas, entre 560 milhões de pessoas; na Europa, falam-se mais de trinta.

A língua é um sistema gramatical pertencente a um grupo de indivíduos que permite expressar a consciência dessa coletividade; a linguagem é o sistema de sinais que serve de meio de comunicação entre as pessoas. A língua materna, portanto, expressa a cultura, a alma de um povo.

A língua portuguesa espalhou-se pelo mundo todo como resultado das conquistas territoriais efetuadas pelos navegadores portugueses. Nos séculos XV e XVI, Portugal possuía colônias na África, em ilhas da China e na América do Sul, ou seja, em terras brasileiras. Com a expansão marítima de Portugal, único país de língua portuguesa da Europa, o português tornou-se a língua oficial de suas novas possessões e passou a ser ensinado nas escolas e falado nos lares, sobretudo no Brasil. Nas outras colônias as populações continuaram utilizando dialetos bem diferentes.

O português ocupa a 8ª posição entre as dez línguas mais faladas do mundo, calcula-se que seja falado por cerca de 230 milhões de pessoas.

É fato comprovado que uma língua se nutre de outras, pois as palavras que atravessam fronteiras provêm, em geral, de uma cultura dominante. A riqueza do português falado no Brasil se deve ao fato de ter incorporado vários termos estrangeiros e de ter recebido a influência de outros idiomas. O Nordeste sofreu a invasão dos holandeses e dos franceses e incorporou expressões desses povos. As regiões do Sul e Sudeste acolheram imigrantes italianos e alemães, e isso se reflete no modo sulista de falar. Há ainda a influência de línguas indígenas e africanas.

Um idioma desaparece quando a sociedade que o fala se extingue. Foi o que aconteceu com o idioma de certas tribos indígenas brasileiras. O latim é um caso diferente. Atualmente, nenhuma sociedade se expressa em latim, que, apesar disso, continua sendo usado, de certa maneira, pelos povos que falam as chamadas “línguas latinas ou românticas”: português, espanhol, francês, italiano, romeno etc. As línguas estão em constantes transformações que espelham a evolução da história, haja vista o português do século XVI, que era diferente do atual; o do futuro também será diferente.

Alguns países têm se esforçdo para manter o purismo de seu idioma. A França tem resistido aos estrangeirismos e conseguiu substituir com sucesso alguns termos técnicos na área da informática.. O Brasil – único país de língua portuguesa no continente americano -, para proteger sua língua da influência estrangeira, teria de se unificar com os outros países de idioma português. Isso é quase impossível, pois, mesmo dentro do território brasileiro, não só a língua falada como também a escrita são diferenciadas pelos regionalismos.

Fonte: Portal Paulinas
Imagem: Site da UNESCO

Anúncios

13 respostas em “21/02 DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

    • Obrigada, Araan. Eu te desejo um excelente mês de Março.
      Acho que é o outono para vocês. Para nós vai ser a primavera.Que alegria ao chegar em meados de Março os primeiros dias de sol da Primavera ! Os dias vão ficando mais longos, o sol é mais quente, a neve começa a derreter.
      Beijos

  1. Un’altra settimana è passata , e un nuovo weekend sta per iniziare , pronto ad accoglierti per farti emozionare , con solo riposo e divertimento d’affrontare , Buon week-end !..
    ☆,.•*¨*•.¸¸♬,,.•*¨*•.¸¸ ♪
    ♡.•*¨*•.♬ BY NANCY ♪
    。☆*゚*。 。*゚*゚☆ CIAO ♪

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s