Religião

Igreja Católica no Brasil

Desde o século XVI o Cristianismo tem sido a principal religião do Brasil, predominando a Igreja Católica Apostólica Romana.
O catolicismo no Brasil foi trazido por missionários que acompanharam os exploradores e colonizadores portugueses. O catolicismo possui grande presença social, política e na cultural no Brasil.

História

O Cristianismo chegou ao Brasil já no descobrimento e lançou profundas raízes na sociedade. Em 1549, seis jesuítas da Companhia de Jesus acompanharam o Governador-Geral Tomé de Souza, eles eram chefiados por Padre Manoel de Nóbrega, em 1580 os carmelitas descalços chegaram ao Brasil e em 1581 as missões dos beneditinos tiveram início.
Durante o século XVI e XVII, o governo português, representados pelos governadores-gerais, buscou o equilíbrio entre o governo central e a Igreja Católica, com o intuito de diminuir e administrar os conflitos existentes entre os missionários, os colonos e os índios.
Com isso, o estado controlava a atividade eclesiástica da colônia por meio do padroado, assim arcava com o sustento da igreja e ganhava a obediência e o reconhecimento da Igreja.
Além disso o estado nomeava os bispos e párocos e concedia licenças para a construção de novas igrejas, ajudando financeiramente todo este processo.

Logo após a Proclamação da República, foi decretada a separação entre o Estado e a Igreja, assim a República acabou com o padroado e reconheceu o caráter laico do Estado, garantindo a liberdade religiosa.

O governo de Getúlio Vargas foi marcado pela aprovação da Constituição de 1934, onde prevê uma colaboração entre a Igreja e o Estado, neste momento foram atendidas várias reivindicações católicas, tais como : Aulas religiosas facultativas nas escolas públicas e a presença do nome de Deus na constituição.

Hoje a Igreja Católica é constituída por três vertentes, são elas :
– O clero tradicionalista, onde são defendidas as práticas ortodoxas e o conservadorismo;
– Teologia da Libertação, uma espécie de esquerda eclesiástica;
– Renovação carismática, movimentos vigorosos e mais recentes da Igreja.

As principais tradições populares católicas no Brasil são :
– Peregrinação à Nossa Senhora da Aparecida ( Padroeira do Brasil );
– Círio de Nazaré;
– Festa do Divino.

Equipe Brasil-Escola

As Cinco Maiores Religiões

Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte. Então hoje no mundo, existem aquelas que se sobressaem e conseguem conquistar um grande número de fiés. São:

Cristianismo: É a maior religião do mundo com cerca de 2. 106. 962. 000 de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré.


Islamismo: Possui aproximadamente 1. 283. 424. 000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é um sistema que monitora a política, a economia e a vida social.

Hinduísmo: Com cerca de 851. 291. 000 de fiéis, é a terceira maior religião e a mais velha do mundo. A religião se baseia em textos como os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e Ramayama.

Religiões chinesas: Possui aproximadamente 402. 065. 000 de seguidores e se baseiam em diversas crenças.

Budismo: Com aproximadamente 375. 440. 000 fiéis o quinto lugar. É uma religião e uma filosofia que se espelham na vida de Buda. Este não deixou nada escrito, porém seus discípulos escreveram acerca de suas realizações e ensinamentos para que seus posteriores fiéis pudessem conhcê-lo.
Por Gabriela Cabral
Textos e imagens : Brasil – Escola

Namoro Cristão

 

  Um relacionamento no qual um contato físico é mínimo ainda existe?

Sim, e vem ganhando forças a cada dia. Muitas pessoas rotulam esse tipo de relacionamento como “namoro antigo”, pois antigamente não existia o namoro e sim a “corte”, quando o rapaz cortejava a moça. A corte era feita da seguinte forma: era estipulado um horário para o rapaz visitar a moça, essa visita acontecia numa sala de visitas bem iluminada, o casal permanecia a 50 cm de distância no sofá, a mãe da jovem ficava na sala vigilante, fazendo tricô, quando davam nove horas a mãe começava a tossir impacientemente para que, dessa forma, o pretendente percebesse que já era hora de ir embora. O namoro mais moderno, no qual os casais saem sem a companhia de uma terceira pessoa, surgiu por volta da década de 20, nos centros urbanos. A partir daí o namoro foi se tornando mais liberal até chegar aos dias atuais, quando foi substituído pelo “ficar” (um encontro casual no qual duas pessoas trocam certas intimidades durante determinado momento e depois não se vêem mais). Os preconceitos religiosos condenam esse tipo de relacionamento, e para combatê-lo criaram o chamado “nomoro cristão” que é baseado no namoro antigo.

Esse tipo de relacionamento é praticado por muitos jovens, pois visa um relacionamento que supostamente agrada a Deus. O namoro cristão é mais empregado em Igrejas Protestantes, segmento religioso que está presente no Brasil e no mundo.
Esse tipo de namoro busca resgatar o romantismo, o laço sentimental mais profundo e intenso, aspectos esquecidos nos dias atuais.

O namoro moderno tem algumas vantagens se comparado com os de tempos atrás, pois a pessoa tem a opção de escolher quem vai namorar (antes essa escolha era feita pelo chefe da família de acordo com os seus interesses), porém junto com as “vantagens” vejam os aspectos negativos como, por exemplo, o aumento da gravidez na adolescência, mães solteiras, o aumento de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros.

A igreja trata o namoro como um relacionamento sério e não banal, pois é no período do namoro que as pessoas se conhecem e buscam um relacionamento sincero que poderá resultar em casamento.
Muitas pessoas acham tudo isso uma grande besteira, mas para outras isso é algo maravilhoso que deveria ser o padrão não só da igreja, mas também do mundo. Pois acreditam que o relacionamento íntimo (sexual) deva acontecer somente após o casamento, quando o casal tem certeza de seus sentimentos e anseios.

Por Elene Pérola
Equipe Brasil Escola

 

 

 

 

 

 

3 respostas em “Religião

  1. O zi binecuvantata iti doresc din indepartata,ROMANIE din sud-estul Europei !
    La cativa km de noi este razboi…rusii contra ukrainieni,tot frati rusi si ei…!
    Sa ne dea Bunul Dumnezeu multa sanatate si intelepciune!
    sa auzim de bine!
    Ne rugam pentru PACEA LUMII !

    Curtido por 1 pessoa

    • Não importam os km que nos separam da guerra na Ucrânia, ela deixa impacto na vida de milhões de pessoas sobretudo nos países próximos do conflito. Guerra é a maior estupidez humana que gera morte de inocentes e sobretudo gera nteresses, poder. Amiga, com fé no pensamento e coração vamos acreditar e ter esperança no breve fim dessa guerra absurda.
      União na oração.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.