OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!

CARN1

O Brasil é conhecido como o “país do carnaval” e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.

Quem trouxe o caranaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.

Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.

Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.

CARNAVAL DE RUA

Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foi assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba.

Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.

Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças. Quem não se lembra de Caetano Veloso cantando “atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu?

O SAMBA

O samba tem origem em antigos ritmos trazidos pelos escravos africanos para o Brasil. Afirma-se que a palavra samba vem de semba que significa umbigada ou união do baixo ventre em dialeto africano. No século XIX, esses ritmos africanos sofreram a influência da polca, da habanera, do maxixe e do choro. A arte do samba chegou ao Rio de Janeiro com as baianas que ali foram viver.

IDADE DE OURO

A popularização do rádio, o Teatro de Revista e o desfile das escolas de samba fizeram dos anos 30 e 40 a idade de ouro do carnaval no Brasil. Marchinhas animavam os bailes e as ruas, e os sucessos musicais daqueles tempos permanecem vivos e entusiasmantes até hoje.

A marchinha Pra você gostar de mim (Taí), composta em 1930 por Joubert de Carvalho, lançou para o estrelato um grande icone do nosso carnaval: a “internacional” Carmen Miranda. A “pequena notável” emprestou a voz a diversas marchas carnavalescas.

Entre suas inúmeras gravações, podemos destacar: No tabuleiro da baiana (Ary Barroso, 1936), O que éque a baiana tem? (Dorival Caymmi, 1939) e Aurora (Mário Lago e Roberto Roberti, 1941).

Lamartine Babo (em parceria com os irmãos Valença) compôs a arrebatadora O teu cabelo não nega, em 1932, e foi também o autor do sucesso do carnaval de 1934.

História do Brasil
1934

Fonte: Portal São Francisco
Imagem: Gifs et Imagens

Anúncios

16 respostas em “OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!

  1. FESTA DELLA DONNA SOLO L’8 MARZO ?
    NO GRAZIE , IO LA VOGLIO FESTEGGIARE E VENERARE TUTTO L’ANNO QUESTA UNICA E SPLENDIDA CREATURA !.. AUGURI A TUTTE LE DONNE VICINE E LONTANE * BY NANCY *

  2. Bonjour ou bonsoir VRAIE
    Hello
    Passe une belle fin de journée, une belle soirée , un bon week-end
    Si j’étais un aigle
    Je te porterais sur mes ailes

    Si j’étais un cheval
    Je te porterais sur mon dos

    Mais vu que je ne suis qu’un ami
    Donc je te porte dans mon cœur avec une tonne d’amitié
    Bisous ,BERNARD

  3. _______☼♥/)_♥☼♥_____☼♥./¯”””/’)
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯\)☼♥¯♥☼♥¯¯¯¯☼♥’\_„„„„\).
    ───────▄▄─▄▄▀▀▄▀▀▄
    ──────███████───▄▀
    ──────▀█████▀▀▄▀
    ────────▀█ 🌹 BY NANCY 🌹

  4. Bonsoir VRAIE carnaval si tu vas à RIO brésilia carnaval
    Mais qu’est-ce que je fais ici ?
    Je me serais donc perdu?
    Mais non! ça y est je me rappelle
    Je venais te dire Bonsoir
    Et te souhaiter
    Un très bon jeudi en espérant que le temps sera meilleur que ce jour

    EN ce mercredi bien pluvieux les grenouilles se régalent

    Je te laisse une cargaison de Bisous
    Si tu en as besoin sert Toi
    Je te les offres de Bon Cœur
    Surtout prend soin de Toi
    gros bisous,BERNARD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s